O Consciente, o Inconsciente e a Evolução Espiritual Eterna – Psicologia e Espiritualismo
Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Tudo o que  vivenciamos fica gravado em nossa mente, o que acontece é que não temos acesso  a muitas dessas informações, pois elas não estão na região consciente de nossa  mente, mas sim na inconsciente. 
                  Tomar  consciência é aumentar nossa consciência, ou seja, deixar a consciência maior e  a inconsciência menor. Pois a consciência é o que sabemos, e a inconsciência é  o que não sabemos, mas tudo o que vivenciamos fica guardado dentro de nós, e  conhecer essas memórias, é conhecer a nossa história. 

                  Se não  sabemos algo sobre nós, mas passamos a conhecer, então essas informações  estavam dentro de nós, nós só não sabíamos que elas estavam lá. 
                  Nos  autoconhecermos é saber o que aconteceu com a gente, sendo que essas memórias  existem dentro de nós, e saem de uma região obscura para ir aonde pode ser  lembrada.  
                  Autoconhecimento  é se conhecer, e se conhecer 
                  A Psicologia  tem noção que tem muita, muita, muita informação em nosso inconsciente, e a  partir do que escrevemos no primeiro parágrafo do texto, é obvio que que tem.

                  Muitas  pessoas tem a falsa ideia que atingir a iluminação, o Nirvana, a ascensão, a  santidade, é retirarmos todo conteúdo do nosso inconsciente e passa-lo para o  consciente. 
                  Muitos  psicólogos ao se depararem com a ideia de iluminação, não a acham possível que  ela exista, pois para eles é impossível tirar tanto conteúdo de nosso  inconsciente.  
                  Sendo o  autoconhecimento o que tira os conteúdos do inconsciente, acham impossível  chegar um nível em que sabemos tudo sobre nós mesmos. 
                  Algumas  crenças como o Budismo, o Espiritismo e a Teosofia acreditam que existe um  nível máximo de iluminação, e se o autoconhecimento é tirar as coisas do  inconsciente, se deduz que o maior grau de iluminação é quando nenhum  conhecimento mais fica no inconsciente. 

                  Porém tanto  para o Budismo, quanto para a Teosofia ou o Espiritismo, o Nirvana, a  santidade, a iluminação, a ascensão não é o nível máximo, existem outros  estágios a serem vencidos. 
                  Porém para a  Umbanda, o Taoísmo e outras formas de Esoterismo e Espiritualismo, a evolução  espiritual é eterna, ou seja, nunca tudo sairá de nosso inconsciente. 
                  O  autoconhecimento é aperfeiçoarmos, e o nível máximo de iluminação é a  perfeição, segundo o Espiritismo. 
                  Porém, se  pararmos para pensar, Deus é perfeito, e na Bíblia está escrito que somente Ele  é assim.  
                  Acreditamos  e pregamos que a evolução espiritual é eterna, pois nunca seremos iguais a  Deus, pois Ele e sua obra são infinitos, como ensina o Esoterismo e a Umbanda. 
                  Assim para  os psicólogos pode fazer muito mais sentido também que existe a iluminação, e  que ela não é a retirado de todo conteúdo do inconsciente, e isso talvez nunca  ocorrerá. 
                  Os humanos  criaram essa ideia de que o ser humano chega a perfeição, pois querem ser como  Deus, e a iluminação não é isso. 
                  Em nossa  evolução espiritual ficamos cada vez mais próximos de Deus, mas jamais  conseguir ficar igual a Ele. 
                  As religiões  ensinam que Deus e sua Criação são infinitos, e assim sendo a evolução  espiritual pode sim ser eterna, e é nisso que acreditamos. 
                  Evoluir  espiritualmente é melhorar, e aperfeiçoar não somente nós e nossa conduta, mas  sim a felicidade, que são as coisas boas que sentimos, então vamos melhorar  isso pela eternidade, que é uma notícia boa demais. 
                  Chegaremos a  um felicidade constante e enorme, que evoluirá para nos sentirmos plenos, que  evoluirá para atingirmos o êxtase, que evoluirá sempre para coisas melhores e  melhores, então isso jamais é uma notícia ruim, mas muito boa. 
                  Muitos  influenciadores do YouTube no Espiritualismo, como o Pava e o Claudio do Portal  “Espiritualidade, Simplicidade e Consciência”, além de diversos autores tem  informado que nossa evolução espiritual é eterna, e esse conceito vem ganhando  espaço. 
                  Para saber  mais sobre o tema veja os seguintes textos: Obaluaiê, Nanã e a Evolução Espiritual Eterna, Somos um Pedaço de Deus, Somos Infinitos como Ele, A Evolução Espiritual ser Eterna faz Muito mais Sentido, Veja Aqui, Deus é Perfeito e Nós Evoluiremos Pela Eternidade e Vivenciar o Todo, não é Ser o Todo – Experiências Místicas.
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook